A Verdade de outro jeito

...

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Macumba



Ontem a tarde eu visualizei algo meio diferente na rua que me chamou a ateção. Era uma bacia com um frango e do lado tinha uma pinga aberta, é claro que eu não toquei pois sabia que era uma macumba.
Mas algo que me chamou a atenção foi aquela garrafa de pinga aberta, que fez com que eu perguntasse a alguém pra que serviria aquilo no ritual. Minha vizinha disse que aquilo é pro "santo" beber. É que quando a pinga evapora eles acham que ele bebe e após isso o que eles pediram se realiza.
Isso explica muita coisa então, dizem que na bahia é o lugar que mais tem macumba. Acho que a culpa da seca no nordeste é deles então, porque é tanta macumba e tanta pinga pro santo beber que no outro dia ele acorda de ressaca e evapora todos os rios que lá tem.

Um comentário: